Ritidoplastia

 

Esta cirurgia visa tratar o envelhecimento facial. Ao contrário das técnicas antigas que só tratavam a pele, hoje se enfatiza também o tratamento das estruturas profundas flácidas (músculos e gordura) incluindo seu reposicionamento, com conseqüente preenchimento natural das rugas e sulcos. As novas técnicas também dão ênfase ao resultado natural, sem os estigmas frequentemente vistos nas cirurgias do passado. Pode ser realizada com anestesia local e sedação ou anestesia geral. A internação é necessária até o dia seguinte à cirurgia. O tempo de recuperação varia entre 7 e 10 dias.

 

P: QUANTOS ANOS VOU REJUVENESCER?

R: Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio é importante frisá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos desinformados ou pela mídia distorcida, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer “o relógio do tempo” ser retardado conforme sua vontade. Você terá uma face com melhor textura, sem flacidez e com menos rugas. O Objetivo é um rosto jovial, porém compatível com a sua idade.

 

P: COMO FICARÃO AS CICATRIZES? DESAPARECERÃO?

R: A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente invisível o seu vestígio.

 

P: POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?

R: A cirurgia da face, pescoço e pálpebras retarda visualmente o processo de envelhecimento desses territórios. “Retarda, mas não interrompe o processo evolutivo do organismo”. Em alguns casos, há necessidade de retoques ou complementos, após certo tempo.

 

P: A CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO FACIAL (RUGAS) É CONSIDERADA COMO “PEQUENA” OU “GRANDE CIRURGIA”? HÁ RISCO NESTA OPERAÇÃO?

R: A cirurgia de rejuvenescimento é considerada uma grande cirurgia, porém raramente determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. O perigo não é maior nem menor que uma viagem de avião ou de automóvel, ou mesmo o simples atravessar de uma rua.

 

P: OS OLHOS FICARÃO OCLUÍDOS APÓS A CIRURGIA?

R: Quando se associa a cirurgia das pálpebras recomenda-se a colocação de compressas frias nos primeiros dois dias, como profilaxia do edema acentuado. Elas podem ser retiradas sempre que seja necessário sair do leito.

 

P: HÁ DOR, NO PÓS-OPERATÓRIO?

R: O pós-operatório geralmente não é doloroso, desde que o (a) paciente observe as recomendações do cirurgião. Ocasionalmente poderá ocorrer discreta dor, que poderá ser controlada com os analgésicos prescritos.

 

P: QUANDO PODERÁ SER UTILIZADA MAQUIAGEM?

R: Após a retirada dos pontos.

 

P: QUANDO PODERÃO SER LAVADOS E PENTEADOS OS CABELOS?

R: Entre o primeiro e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

 

P: O “CORTE DE CABELO” PREPARATÓRlO PARA A CIRURGIA É MUITO EXTENSO? PODERÁ SER DISFARÇADO NO PÓS-OPERATÓRIO?

R: Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado, com penteado adequado.